Minha história
Eu tinha apenas 7 anos de idade quando minha mãe matriculou meu irmão e eu em aulas de yoga para crianças em São Paulo. Lembro que todo domingo meu pai nos levava a um estúdio espaçoso no subsolo de uma casa grande (essas de bairro) repleta de crianças. Aprendíamos asana, pranayama e meditação de maneira lúdica combinado à teatro, que eventualmente apresentaríamos para nossos pais e em pequenos eventos na cidade. A semente o yoga começou dessa maneira.
Algumas de minhas lembranças mais antigas são de minha mãe cantando mantras antes das refeições, sentado ao seu lado com seu grupo de meditação em nossa casa e participando de suas aulas de hatha yoga no Yoga Sampoorna. Ela me forneceu uma base sólida da filosofia yogue, vegetarianismo e me ensinou como ser um ser humano consciente. Ela foi minha primeira professora e sempre será!
A paixão pela prática me fez completar meu primeiro curso de formação em 2006, com um dos professores mais influentes no Brasil, Anderson Allegro. Naquele mesmo ano, eu também comecei meu bacharelado em Comunicação Social que de alguma forma providenciou algumas ferramentas úteis para meus ensinamentos de yoga no futuro.
Enquanto seguia meus estudos universitários, comecei a ensinar yoga para adolescentes afim de ajudá-los a melhorar a concentração na sala de aula, assim como ganhar maior compreensão de seus sentimentos durante essa fase “estranha” da vida. Eu também ensinei em diferentes estúdios de yoga no Brasil por mais de 4 anos.
Em 2010, tive a oportunidade de me mudar para Xangai, onde continuei a ensinar yoga por mais de quatro anos na escola Y + Yoga, um dos estúdios de yoga mais respeitados da China. Eu aproveitei esse tempo na China para viajar e ensinar de forma mais ampla em todo o país, bem como na região asiática. Foi fascinante e um grande privilégio compartilhar os princípios do yoga e ajudar a desenvolver uma comunidade nascente, porém talentosa.
Minha abordagem ao ensino centra-se amplamente na idéia de “integração” e, com isso, ajudar os alunos a encontrar equilíbrio em suas vidas e cultivar a atenção plena
Eu tive o prestígio ao longo dos anos de aprofundar meus estudos com muitos professores internacionais respeitados: Dharma Mittra, por meio de sua bondade, me ensinou sobre retidão moral, ética, dieta correta e uma abordagem genuína a um estilo de vida holístico. Com Doug Keller e seu conhecimento incomparável em anatomia física, meus olhos se abriram para uma abordagem terapêutica do yoga.
Em 2013, uma amiga querida me apresentou o incomparável Richard Freeman. Desde então, anualmente, estudo a forma interna e externa das posturas, o relacionamento prana e apana, cânticos de mantras e e filosofia indiana. Tenho profunda admiração e tremenda gratidão por seus ensinamentos, amplitude e profundidade de conhecimento e seu senso de humor. Ele é o professor que mais influencia significativamente minha abordagem ao yoga, ajudando-me a aprofundá-la e inspirando-me a tornar um ser humano mais compassivo.
“Yoga é a prática de desenhar e apagar círculos”
Richard Freeman
Complementando meus estudos de yoga, comecei a seguir os ensinamentos de Michael Stone. Seus cursos e podcasts on-line sobre yoga, psicologia ocidental e budismo me nutriram e agiram como uma porta de entrada para meus interesses no budismo. Depois de me mudar para Nova York em 2015, busquei mais enriquecimento estudando o budismo tibetano na Universidade Columbia com o lendário Bob Thurman. Atualmente passo parte do ano em São Paulo, e viajo ensinando aulas, workshops, imersões, retiros e treinamentos para professores pelo Brasil e internacionalmente.
O que eu ensino?
Eu combino de maneira precisa o alinhamento interno e externo das posturas, unido à fluidez do sistema vinyasa - uma integração da tradições do Ashtanga Vinyasa e Iyengar Yoga - regado ao bom humor, amor e poesia.
Isto, unido ao estudo de pranayama, meditação, filosofia indiana e kirtan, oferece ao aluno uma experiência holística da prática dando suporte às tarefas do seu dia-a-dia.
Meu serviço é oferecer
Os ensinamentos do Yoga que abordam uma prática dentro e fora do mat
Yoga como integração, uma experiência íntima e fonte de felicidade
Os princípios e a compreensão do alinhamento preciso do asana, com foco na forma interna e externa, combinados ao vinyasa
Os ensinamentos de pranayama como uma maneira de expandir a dimensão da realidade, curar e se reconectar com todos os seres
A compreensão da importância de uma prática meditativa para cultivar estabilidade e compaixão
Um contexto de filosofias indianas e sua aplicação na vida
A prática de canto de mantras através da experiência extática de kirtan
Ajudo as pessoas a
Encontrar mais equilíbrio em suas vidas, aquietar a mente e cultivar estabilidade
Desenvolver espaço para auto-reflexão e crescimento, aumentar a conscientização e aplicar a atenção plena ao cotidiano
Aplicar alinhamento correto a fim de progredir com segurança em sua prática de asanas
Usar o yoga como uma ferramenta de cura e transformação, reestruturando hábitos e aplicar mudanças
Desenvolver respeito e responsabilidade pela comunidade, viver de maneira mais consciente e integrada à todos os seres
Conectar com o coração, desenvolver compaixão e aceitação
Sorrir e relaxar mais